A Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná (Sefa-PR) informou que a quinta e última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 começa a vencer nesta sexta-feira (17). Nesta data, precisam quitar o imposto proprietários de veículos com placas finais 1 e 2.

Neste ano, não há envio da guia de recolhimento por Correios. Os contribuintes devem obtê-las pelos canais oficiais, como o Portal IPVA, os aplicativos Serviços Rápidos, da Receita Estadual, e Detran Inteligente, disponíveis para Android e iOS, e o Portal de Pagamentos de Tributos.

Além do código de barras, é possível gerar um QR Code para pagamento em PIX. Cerca de 800 instituições financeiras reconhecem o pagamento, compensado em até 24 horas. Há ainda a possibilidade de pagar com cartão de crédito, em até 12 vezes, mas com cobrança de juros conforme as operadoras.

No Paraná, a alíquota de IPVA é de 3,5% para carros e motocicletas e 1% para ônibus, caminhões, veículos de carga, aluguel e movidos a gás natural (GNV). Precisam pagar o imposto veículos fabricados nos últimos 20 anos. A multa para atraso é de 0,33% ao dia mais juros de mora. Após 30 dias de atraso, a taxa é em 10% no valor do imposto.

Carros com placas finais 3 e 4 precisam começar a pagar a última parcela em 20 de maio; com finais 5 e 6 em 21 deste mês; finais 7 e 8 em 22 de maio; e 9 e 0 em 23 de maio. O Detran alerta para que os contribuintes não acessem sites falsos. As páginas oficiais contam com o endereço terminado em pr.gov.br.