A Universidade Federal do Paraná deixou de exigir a comprovação da vacinação contra a Covid-19. A decisão é do Conselho Universitário, o órgão máximo deliberativo da instituição.

Segundo o parecer, a nova resolução atende a mudança do cenário normativo, após o Ministério da Saúde determinar o fim da emergência em saúde pública relacionada à Covid-19.

Com o fim da emergência sanitária o lado jurídico da instituição entendeu que não haveria base legal para continuar solicitando o comprovante de vacina.

Apesar da revogação, todas as medidas de cuidados sanitários continuam recomendadas na instituição. As campanhas de prevenção ao coronavírus e incentivo à vacinação devem ser reforçadas.

Considerando a mudança do cenário normativo, o avanço do processo de vacinação no país e o declínio das taxas de gravidade e mortalidade por Covid-19, a UFPR também retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados.

Mesmo com a revogação da exigência, a UFPR recomenda “fortemente o uso das máscaras de proteção facial, principalmente em ambientes fechados, para a melhor proteção da comunidade universitária”.