A Universidade Federal do Paraná (UFPR) confirmou nesta semana a mudança no formato do vestibular para a instituição. A partir do ano que vem, o processo seletivo será em fase única e com possibilidade das provas serem aplicadas em um ou dois dias.


SAIBA MAIS


A novidade já havia sido antecipada pelo reitor Marcos Sunye no dia da primeira fase do vestibular 2025/26. O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprovou a substituição na última quinta-feira (30).

Segundo a instituição, o objetivo da mudança é reduzir o percentual de abstenções, facilitar o acesso à universidade e baixar o percentual de vagas ociosas. Neste ano, a taxa de ausentes ao vestibular foi maior do que a do ano passado: 14,91% em 2025 contra 13,3% em 2024.

Novo formato do vestibular da UFPR

O novo formato do vestibular da UFPR será composto por duas provas: uma de conhecimentos gerais, com disciplinas que compõem o programa oficial de provas; e uma prova discursiva de compreensão e produção de textos, para todos os cursos.

Habilidades específicas

A prova de conhecimentos gerais continuará como eliminatória. Serão classificados os candidatos de melhor desempenho nela, em número definido conforme a concorrência para cada curso. Somente os candidatos que avançaram na prova de conhecimentos gerais terão a prova discursiva corrigida.

O número de dias de aplicação, um ou dois; o número de questões e alternativas; o período de inscrição; e data das provas ainda serão definidas pelo Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná.

A UFPR já teve vestibular em fase única entre 1973 e 2003, de três a seis dias consecutivos. Em 2020, por conta da pandemia de Covid-19, o processo seletivo foi em uma única aplicação, e retornou ao modelo de duas fases no ano seguinte.