A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou, nesta quarta-feira (10), mudanças em dois modelos de ingresso na instituição. As alterações atingem o processo seletivo simplificado e a lista de espera para vagas remanescentes. A ideia é diminuir a burocratização do processo e ampliar a ocupação de cadeiras no ensino superior.

O reitor da universidade, Ricardo Marcelo Fonseca, explicou que tem ocorrido uma queda na demanda de preenchimento das vagas nas instituições de ensino superior no país. Mesmo que no Paraná essa realidade não seja tão intensa, há o registro de vagas que não são preenchidas. Por ano, a estimativa é de que 1,5 mil vagas sejam abertas.

O novo modelo apresentado pela instituição foi adotado como teste no ano passado. Estudantes que tenham feito qualquer uma das últimas cinco edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem participar, escolhendo uma das notas para concorrer às vagas da instituição.

A medida tem como objetivo preencher uma maior quantidade de vagas. Na experiência realizada no ano passado, quase metade das oportunidades disponibilizadas pelo sistema foram preenchidas. O projeto não é aplicado em cursos com alta demanda. Neste ano, as inscrições para quem quiser utilizar as notas do Enem acontecerão de 18 até 24 de janeiro.


SAIBA MAIS:


A iniciativa também não concorre com o vestibular da UFPR ou com o Sistema de Seleção Unificada (SISU). Para este semestre, serão disponibilizadas 916 vagas, sendo 314 em Curitiba, 113 em Jandaia do Sul, 163 em Matinhos, 253 em Palotina e 73 em Pontal do Paraná. O resultado será divulgado em 23 de fevereiro e as aulas iniciam no dia 26 do mesmo mês.

Com relação à lista de espera, a ideia é agilizar o acesso dos estudantes para a universidade. A partir de 24 de janeiro, será aberto o prazo para apresentação de documentos. No dia 29 deste mês, será publicado o resultado da análise de documentsos e, depois, dos aprovados. O diretor do Núcleo de Concursos da UFPR, José Carlos Eidam, falou sobre a novidade.

Antes, o processo entre a inscrição e o chamamento levava até um mês. Por meio de um cadastro antecipado, no qual os estudantes apresentam documentos, uma lista prévia é divulgada. Depois, as seleções serão realizadas de maneira gradativa, privilegiando excedentes que não tenham zerado o vestibular.