A cidade de Curitiba recebe, durante o feriado de Proclamação da República, milhares de turistas. Os visitantes aproveitam o bom tempo para conhecer os principais cartões postais do município, como o Jardim Botânico, uma das grandes atrações gratuitas.
Por lá, inúmeras pessoas aproveitam para tirar fotos e conhecer um dos pontos mais populares da capital paranaense. O técnico em manutenção Jackson Soares veio de Santa Catarina e pretende visitar ainda um evento em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
A Elenice Almeida, que é secretária, veio de Jaraguá do Sul, no interior de Santa Catarina. Ela elogiou o paisagismo da capital paranaense.
A auxiliar em logística Daniele Machado aproveitou a folga e veio do Rio Grande do Sul para conhecer Curitiba. Ela tinha bastante curiosidade em visitar a cidade.
A capital paranaense também atrai visitantes do próprio estado. É o caso do bancário Ederson Marte, que veio com a filha, Alice, de nove anos, de Altônia.
Números divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR) apontam que a inflação no setor do turismo caiu 1,4% na cidade de Curitiba no período entre janeiro e outubro de 2024. A diminuição foi motivada, principalmente, pela redução nos preços das passagens aéreas em 14%.
Além disso, a hospedagem apresentou deflação de 1,6%. E os números representam o otimismo para empresários da área. O diretor do NH Hotel, localizado em Curitiba, Antonio Albuquerque, destacou que o empreendimento lotou durante o feriado de 15 de novembro. Ele disse que a grande quantidade de eventos motivou o alto movimento.
Os números levam em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), abrangendo os principais produtos e serviços relacionados ao setor do turismo. Produtos alimentícios, como sorvetes e cerveja, também tiveram redução de custos, na capital paranaense, de 0,5% e 0,1%, respectivamente.








