O setor de turismo no Paraná cresceu 37,9% no primeiro semestre de 2022 no comparativo com o mesmo período do ano passado. Em junho a alta foi de 31,4%, quando comparado com o mesmo mês de 2021. Essa é quinta melhor colocação do país, na frente de destinos como Bahia (25,7%), Pernambuco (9,9%) e Rio de Janeiro (7,6%). Os dados são de levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Paraná se destacou também no comparativo entre maio e junho deste ano. O avanço na atividade foi de 0,9%, a terceira maior expansão do País – a média nacional apontou retração de 1,8%.

E quem trabalha no setor comemora e cria estratégias para atrair os turistas. Antonio Albuquerque, diretor-geral do NH Curitiba Hotel, conta que o crescimento no movimento foi de 10% nos primeiros seis meses do ano, quando comparado com mesmo período de 2019.

 

Se a pandemia de Covid-19 trouxe dificuldades para o setor, agora sobram aprendizados.

 

A cidade de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná é um dos destinos preferidos dos turistas. Nos primeiros seis meses de 2022 foram registrados mais de 550 mil turistas no Parque Nacional do Iguaçu. No mesmo período de 2021, foram registrados apenas 205 mil visitantes. Os dados são da Prefeitura do município.

Edilson Andrade, diretor comercial do Recanto Cataratas em Foz, confirma o aumento contínuo e sustentável de turistas nos últimos meses na cidade.

 

É preciso reinvenção e investimentos para atender a demanda.