Trincheiras de Curitiba receberam um novo tipo de iluminação, que evita o ofuscamento da visão. As trincheiras dão acesso à Estrada da Minha do Ouro, no bairro Mossunguê, e a Rua Comendador Fontana sob Avenida João Gualberto, no Alto da Glória. Elas receberam sistemas de iluminação iguais aos aplicados em túneis e de acordo com o que determina a ABNT 1 voltada às passagens subterrâneas.
A nova iluminação reduz, durante o dia, a diferença brusca de luminosidade da claridade exterior para o escuro do interior do túnel e garante a adaptação do olho humano, que leva até sete segundos para se recuperar do ofuscamento causado pela mudança repentina.
Por isso, todos os projetores, em tecnologia LED, permanecem acesos durante o dia e apenas dois ficam ligados ao longo da noite.
As trincheiras da Estrada da Mina do Ouro são duas vias marginais que cruzam a BR-277 e têm características de túnel porque possuem apenas uma via de trânsito sem qualquer vão superior e paredes de contenção que impedem a iluminação adequada mesmo durante o dia.
Em cada uma das duas vias que formam as trincheiras foram instalados oito projetores de LED 150W, que ficam acesos durante o dia. Quando começa a escurecer, apenas dois projetores são acionados, novamente para reduzir o efeito de ofuscamento causado pela diferença de iluminação das partes internas e externas da trincheira.
A mesma norma foi aplicada trincheira da Rua Comendador Fontana, que recebeu 12 projetores LED, todos mantidos acessos durante o dia e apenas dois durantes à noite.
Também foram realizadas alterações no sistema de iluminação da trincheira da Rua Lincoln da Cunha Pereira, sob a BR-277, que recebeu dois projetores LED de 150W de potência. Neste caso, a estrutura viária não apresenta as características de túnel, há um vão entre as pistas da rodovia que permite a entrada de luz na trincheira.
Desta forma, durante o dia os projetores ficam apagados e acendem apenas no período noturno.
Com informações da assessoria