Nesta sexta-feira (11) o Tribunal de Contas do Estado do Paraná – TCE-PR solicitou à Prefeitura de Curitiba respostas sobre o processo de licitação das obras da Linha Verde Norte. O executivo tem 10 dias para retornar o documento.

A Prefeitura informou à CBN Curitiba, por meio de nota, que não houve notificação apresentada pelo Tribunal de Contas à Prefeitura de Curitiba a respeito da Linha Verde. O que houve foi a solicitação de informação à Secretaria Municipal de Obras Públicas. Segundo o executivo, pedidos de informações são frequentes e diferentes de notificações. A nota diz ainda que a resposta será dada dentro do prazo previsto.

De acordo com o engenheiro Lincoln Santos Andrade, Coordenador de Obras Públicas do TCE, é preciso esclarecer em que momento a Prefeitura se encontra no processo de finalização das obras.

Caso sejam encontradas irregularidades, o processo pode até ser revisto.

Na próxima quarta-feira (16) o secretário municipal de Obras, Rodrigo Rodrigues, deve participar de audiência na Câmara Municipal de Curitiba para esclarecimentos sobre a Linha Verde. A agenda foi solicitada pelas vereadoras Indiara Barbosa e Amália Tortato, do Novo.

Vale lembrar que no dia 20 de dezembro, o Executivo rescindiu o contrato com o Consórcio Estação Solar, formado pelas empreiteiras Vale das Pedras e Construtora Triunfo, devido a atrasos no cronograma do lote 4.1. O prazo para a conclusão do trecho de 2,84 quilômetros era novembro do ano passado, mas na data apenas 20% da obra estava concluída. A rescisão obriga a Prefeitura de Curitiba a fazer nova licitação para a conclusão do trecho, por ora sem data de conclusão.

A situação tem motivado diversos debates na CMC e um grupo de vereadores chegou a propor a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a Linha Verde, mas não conseguiu as 13 assinaturas necessárias para a instalação da comissão.