O Tribunal de Contas do Paraná emitiu 13 recomendações para que o Detran-PR melhore os serviços e habilitação e registro de veículos.
Entre os problemas encontrados pelo TCE estão a deficiência nos mecanismos de comunicação com os usuários e a necessidade de estabelecer formalmente critérios objetivos para dimensionar a quantidade de atendimentos ofertados diariamente nas Ciretrans.
O Tribunal de Contas também encontrou ausência de planejamento de nível estratégico, falta de desdobramento em planejamento tático e operacional relacionados a habilitação e registro de veículos.
O TCE recomenda ainda que o órgão capacite os servidores do Detran com cursos e treinamentos voltados para o planejamento estratégico, tático e operacional, de modo a viabilizar a elaboração do planejamento institucional e o monitoramento de seu desempenho.
As ações indicadas foram sugeridas pela Quinta Inspetoria de Controle Externo (5ª ICE), após a unidade técnica do Tribunal realizar fiscalização sobre o assunto junto ao Detran-PR entre fevereiro e outubro de 2022.
Os auditores do Tribunal de Contas analisaram documentos e informações da entidade; entrevistaram equipes técnicas e gestores das áreas envolvidas; e verificaram dados registrados pela Ouvidoria do Detran-PR, como reclamações de usuários.
A reportagem da CBN Curitiba procurou o Detran-PR para se manifestar sobre o caso e aguarda o posicionamento do órgão.
Com informações da assessoria