O documento foi assinado pela Comissão de Acompanhamento dos Gastos Relacionados ao Enfrentamento à Covid-19 do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e traz orientações sobre a necessidade dos gestores municipais adotarem estratégias para garantir a aplicação das doses de reforço contra o coronavírus. Por determinação do Ministério da Saúde, a dose de reforço deve ser aplicada em toda a população adulta. O coordenador do TCE, Cláudio Castro, explica que o documento traz diretrizes para todos os municípios do estado.

De acordo com o texto, as prefeituras devem manter a busca ativa para completar o esquema vacinal de quem tomou apenas a primeira dose de algum dos imunizantes. O coordenador lembra que as festas de final de ano estão chegando e os cuidados não devem ser esquecidos.

O ofício encaminhado pelo TCE aos 399 municípios do Paraná reforça também a importância da comunicação dos casos confirmados de Covid-19 através do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização. Na hipótese de impossibilidade de conexão imediata à internet, o município deve observar o prazo máximo de 48 horas para incluir os dados no sistema do Ministério da Saúde.