O plano dos três rapazes, de pichar a fachada do prédio, não deu certo e eles acabaram detidos pela Guarda Municipal de Curitiba, na madrugada desta quarta-feira (23), no Centro da cidade.

De acordo com a ocorrência, um morador do edifício, que fica na Rua João Negrão, acionou a Guarda Municipal, por volta das quatro horas da manhã, e relatou que três homens estavam pendurados na fachada do prédio. Segundo o morador, os pichadores quebraram um dos vidros na tentativa de invadir o apartamento.

Assim que a equipe chegou ao local foi informada que um dos rapazes teria passado mal. Como o trio estava na altura do 4º andar e havia risco de queda, o Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar o resgate, como explicou a chefe da Comunicação Social da Corporação, Capitã Luisiana Guimarães Cavalca.

Os guardas encontram sete latas de tinta spray que, segundo os rapazes, seriam utilizadas para pichar a fachada do prédio. Os três jovens, com 22, 24 e 26 anos de idade, foram encaminhados para a Central de Flagrantes da Polícia Civil.

Na delegacia, eles assinaram um Termo Circunstanciado e foram liberados.

O advogado Frederico Brusamolin, especialista em Direito Penal, falou que a pena prevista para esse tipo de infração é de até um ano e se enquadra em crime ambiental.

O especialista explicou que a legislação de Curitiba ainda prevê pagamento de multa para pichadores.

De acordo com levantamento feito pela Guarda Municipal de Curitiba, esse tipo de infração está diminuindo nos últimos meses. Entre janeiro e julho de 2022, foram registradas 217 ocorrências e efetuadas 72 prisões e apreensões de menores de 18 anos. Já em 2023, foram 128 ocorrências atendidas pela Guarda Municipal e houve 25 prisões e apreensões. Na comparação entre os períodos, houve redução de 41% nas ocorrências de pichação e queda de mais de 65% nas prisões e apreensões.

VÍDEO – Bombeiros resgatam homens que tentaram pichar prédio em Curitiba


Três homens ficam presos após escalarem prédio para pichar, em Curitiba. Imagens: colaboração.