O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) deu início, na manhã deste domingo (2), ao teste de integridade com biometria em duas seções eleitorais de Curitiba. O teste acontece nas seções 470 e 708 localizadas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Segundo o TRE-PR, o critério para a escolha dessas seções levou em consideração questões logísticas e de infraestrutura.

O novo tipo de teste acontece como um projeto piloto para averiguar a integridade do sistema eleitoral com biometria, tecnologia que vem sendo aplicada às eleições ao longo dos últimos anos. A presidente da Comissão da Auditoria da Votação Eletrônica do TRE-PR, Luciane de Lourdes Tesseroli Maronesi, explicou como funciona o teste de biometria.

No Paraná, o Tribunal Regional Eleitoral sorteou, neste sábado (1º), 33 seções eleitorais para realização de testes de integridade e autenticidade de sistemas. Em 25 seções, as urnas eletrônicas foram retiradas dos locais de votação e substituídas por outras.

As urnas retiradas foram trazidas até a sede do TRE-PR em Curitiba, onde passaram pelo teste de integridade às oito da manhã. Duas aeronaves da Receita Federal e uma da Polícia Rodoviária Federal foram disponibilizadas à Justiça Eleitoral para a locomoção dos equipamentos.

O teste de autenticidade do sistema acontece nas próprias seções eleitorais, em oito cidades do Paraná sorteadas, sendo uma delas, Curitiba. O presidente do TRE-PR, Desembargador Wellington Coimbra de Moura, falou sobre a importância dos testes para o processo eleitoral.

Por: Bruno de Oliveira