Como nascem as “fake news”? A pergunta tem resposta no site criado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, dentro do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TRE-PR, o Gralha Confere. Segundo o presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, essa é uma das formas de garantir a segurança das informações durante o processo eleitoral.
Os conteúdos são atualizados com frequência, desmentindo notícias falsas que prejudicam a lisura das eleições. Além do combate à desinformação, o TRE-PR cumpre agenda no interior do estado de forma prática, levando os equipamentos para demonstrações nos quartéis.
O magistrado confia na participação dos militares e para reforçar os cuidados com a integridade de quem vai trabalhar nestas eleições, anunciou a contratação de equipes de segurança.
O TRE-PR mantém um canal WhatsApp para que sejam enviadas notícias suspeitas sobre as eleições pelo (41) 3330-8500. Quanto mais informações, melhor, acrescentando imagens, vídeos, links ou outros conteúdos relacionados ao boato.