O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) iniciou, nesta quinta-feira (21), uma iniciativa para incentivar os jovens a emitirem o título de eleitor. O projeto acontece no Colégio Estadual do Paraná e segue até a próxima terça-feira (26). Dos 3,8 mil estudantes da escola, a expectativa é de que 1,8 mil participem do processo de retirada dos documentos.

A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED), a Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF) e o Conselho Estadual da Juventude (CEJUFPR). O presidente do TRE-PR, Sigurd Roberto Bengtsson, destacou a importância do projeto que poderá ser expandido para outras cidades do estado.

No Colégio Estadual do Paraná, a iniciativa conta com a participação dos estudantes do Ensino Médio. A faixa etária contemplada é de alunos que tenham entre 15 a 17 anos. No caso dos adolescentes de 15 anos, é preciso que eles façam 16 anos até a data das eleições, previstas para acontecer em 6 de outubro. A diretora da escola, Laureci Schmitz, falou sobre a participação dos jovens.


SAIBA MAIS:


Os atendimentos na escola acontecem de 8h às 12h. Os jovens precisam apresentar documento de identidade original com foto, comprovante de endereço original em nome do eleitor ou de parente próximo, e o certificado de alistamento militar, no de homens nascidos em 2005. O secretário de Estado de Educação, Roni Miranda, apontou o benefício da participação dos jovens nas eleições.

A iniciativa ganhou o nome de “Se Liga 16”, uma referência à idade mínima à qual é permitido votar no Brasil. Eleitores de 16 e 17 anos podem votar, mas não são obrigados. Mesmo assim, o TRE-PR fortalece a necessidade da participação dos adolescentes no processo eleitoral. Para a estudante do 3º ano do Ensino Médio, Beatriz Regina Drzevieski, a participação popular é fundamental para as eleições.

O projeto do TRE-PR integra as ações voltadas à participação da Semana do Jovem Eleitor, promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com a intenção de conscientizar sobre a participação dos jovens no processo eleitoral. A também aluna do 3º ano, Ana Carolina Oliveira Couto Silva, emitiu o título no mutirão e elogiou a iniciativa.

Eleitores que ainda não emitiram os seus títulos ou não regularizaram a sua situação podem fazer o procedimento até 8 de maio. É preciso procurar a unidade do TRE-PR na sua cidade ou acessar o site do tribunal para realizar o atendimento online.