O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná iniciou uma campanha contra o assédio eleitoral, por meio de seminário promovido nesta quinta-feira (27). Com a presença de diversos órgãos públicos, o tribunal reforçou que ameaças e coações se enquadram como crime eleitoral e devem ser denunciadas.

Segundo o TRE-PR, foram registradas 282 denúncias no Paraná nas eleições de 2022, sendo que 200 empresas foram denunciadas.

SAIBA MAIS:



O conselheiro no Conselho Nacional de Justiça, Guilherme Guimarães Feliciano, ministrou aula no evento destacou que uma pessoa não pode ser incitada a votar em um determinado candidato no ambiente de trabalho.

Para o conselheiro, a maior polarização está levando ambos os lados políticos a procurarem medidas “ilícitas” para garantir a fidelidade do eleitor.

A ideia é que além de conscientizar sobre como ocorrem os assédios eleitorais, a população também entenda como recorrer ao vivenciar esse tipo de situação. O procurador-chefe do Ministério Publico do Trabalho, Alberto Oliveira, lembra que o direito ao voto secreto não pode ser violado.

Neste ano, as denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio de um formulário online disponibilizado pelo TRE-PR. É possível anexar imagens e informações e as denúncias também podem ser relacionadas às irregularidades em propagandas eleitorais. Clique aqui e confira!