O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná deve promover o incentivo ao cadastro voluntário para mesários ao longo dos meses que antecedem as eleições municipais.

Com o término do prazo para cadastro e regularização do título eleitoral, o presidente do TRE-PR, Sigurd Bengtsson, disse que a iniciativa busca mais espaço para a participação de pessoas com deficiência.

Os mesários ganham o direito a dispensa do serviço pelo dobro dos dias de trabalho prestado à Justiça Eleitoral, horas complementares em cursos universitários e, caso previsto no edital, vantagem no critério de desempate em concursos públicos.

Podem se cadastrar como mesários os eleitores e eleitoras maiores de 18 anos, desde que estejam em dia com a Justiça Eleitoral. A inscrição é feita pelo site do TRE ou pelo aplicativo E-titulo.

Quem não é mesário pode ser convocado pelos cartórios eleitorais. A lista dos convocados é disponibilizada no cartório em que o eleitor está inscrito.

As eleições municipais de 2024 ocorrem no dia 6 de outubro, com eventual segundo turno no dia 27 de outubro para cidades com mais de 200 mil habitantes.