É falsa a notícia que circula na internet na qual diz que quem não fez a biometria não poderá votar nas próximas eleições, em outubro deste ano. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por meio da Central de Combate à Desinformação, esclarece dúvidas, presta informações e desmentiu essa fake news sobre o processo eleitoral de 2022.

Esse mesmo conteúdo já havia circulado no começo deste ano, em janeiro, e foi contestado pelo Gralha Confere, um programa TRE que combate à desinformação.

Conforme o Tribunal Regional Eleitoral o cadastro biométrico está suspenso desde 2020, assim que começaram os primeiros casos de Covid-19 no Brasil, como forma de prevenir o contágio, já que as digitais só podem ser coletadas pessoalmente. Entretanto, o órgão destaca que as pessoas que estão em situação regular com a Justiça Eleitoral poderão votar normalmente, não haverá nenhum impedimento por não ter feito o cadastramento das digitais. Como explica a coordenadora de comunicação social do TRE, Rubiane Kreuz.

Há tempos que as notícias falsas são difundidas pela internet. Nos últimos dois anos, muitas relacionadas à Covid-19, como, por exemplo, a fake news que O SUS-COVID-19 é um aplicativo falso e quando instalado no celular capta todas as informações do seu aparelho. Essa notícia é falsa e foi desmentida.

O primeiro passo para verificar uma notícia falsa é evitar obter informações por meio de mensagens enviadas por outras pessoas, por mais que a intenção possa ser informar. Então, ao receber um áudio pelo WhatsApp com um suposto médico que fala sobre uma doença, confirme sempre a fonte original dessas informações. Há vários sites de checagem de fake news e até mesmo uma pesquisa na web pode ajudar a encontrar a verdadeira notícia.

O TRE informa que o título eleitoral pode ser feito pela internet, basta acessar o site www.tre-pr.jus.br na página inicial o eleitor já encontra todos os serviços on-line. Além disso, os eleitores têm até o dia 4 de maio, quando fecha o cadastro eleitoral, para solicitar todos os serviços disponíveis pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Em caso de dúvidas, os eleitores podem ligar para o Disque-Eleitor do TRE-PR no 0800-640-8400.

A Justiça Eleitoral recomenda que as pessoas não deixem para a última hora para evitar lentidão no sistema, filas e aglomerações.

Serviços do TRE-PR:
Disque-eleitor: 0800-640-8400.
Título Net: título, transferência, alteração de dados e título cancelado.
Balcão Virtual: atendimento de conversa textual.
E-mail ou WhatsApp: fale com a sua zona eleitoral.
e-Título: baixe a via digital do título eleitoral no Google Play ou App Store.