Convocados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), partidos, federações, coligações e representantes de emissoras de rádio e televisão participam na manhã desta sexta-feira (19) de um encontro para discutir a elaboração do plano de mídia do horário eleitoral gratuito. A reunião acontece no auditório do Tribunal no bairro Prado Velho, em Curitiba.

A ata com as deliberações será publicada logo após o evento no site. O plano de mídia definido será regulamentado, a seguir, em uma resolução do TRE-PR.  

Também na reunião, será feito o sorteio para a escolha da ordem de veiculação da propaganda em rede (bloco) de cada partido político, federação ou coligação para o primeiro dia do horário eleitoral gratuito. 

Datas

No primeiro turno, o horário eleitoral gratuito será exibido de 26 de agosto a 29 de setembro. Em caso de segundo turno, será transmitido de 7 a 28 de outubro. 

Conforme o Calendário Eleitoral , os tribunais eleitorais têm até o dia 21 de agosto para elaborar o plano de mídia e realizar os sorteios para a escolha da ordem de veiculação da propaganda em rede e de inserções provenientes de eventuais sobras de tempo.  

Acessibilidade

Os programas deverão conter recursos de acessibilidade, como legendas em texto, janela com intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição, sob a responsabilidade dos partidos, federações e coligações. 

Mulheres e pessoas negras

A distribuição do tempo de propaganda entre as candidaturas registradas é de responsabilidade das legendas, federações e coligações, que, nas eleições proporcionais, devem respeitar os percentuais destinados às candidatas mulheres (mínimo de 30%) e às pessoas negras (definidos a cada eleição e calculados com base no total de pedidos de registro apresentados na respectiva circunscrição).