Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) anulou a cassação do prefeito Cláudio César Casagrande (PSD), de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e do vice, Osmar Leonardi (PSC), acusados de abuso de poder político e econômico.

Casagrande e Leonardi tiveram os mandatos cassados em setembro de 2021, pela Justiça Eleitoral. No entanto, continuavam exercendo os cargos, pois, a decisão não era definitiva.

Na ocasião, a decisão da cassação afirmou que a Prefeitura de Campo Magro aumentou em mais de 4000% os gastos com publicidade em 2019 em relação a dois anos anteriores.

A sentença afirmava que, na última semana de 2019 foram gastos mais de R$ 170 mil com publicidade e que os valores foram gastos em 2020, ano em que o prefeito e o vice se candidataram à reeleição.

Na decisão desta segunda-feira (9), que reformulou a sentença da Justiça Eleitora, os desembargadores do TRE-PR votaram pela não cassação do prefeito e do vice, mas estipularam multa de R$ 10 mil ao prefeito, já que eles entenderam que houve o excesso de gastos, mas sem promoção pessoal ou fins eleitorais.

Por meio de nota, o prefeito Cláudio Casagrande afirmou que a decisão do TRE-PR corrigiu um erro e que “o recurso apresentado mostrou que não houve um aumento de gastos, porque antes nem se fazia publicidade, que é simplesmente para mostrar para onde os recursos estão indo”.

No caso do vice-prefeito, não foram estipuladas sanções.