A movimentação no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), que fica no bairro Parolin, em Curitiba, começou logo cedo neste sábado (29). Carros dos Correios saíram com as urnas eletrônicas, do pátio do fórum eleitoral, para os locais de votação antes das 7h deste sábado (29). Em seguida, o presidente do TRE, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, acompanhou a entrega de uma urna no Lar dos Idosos Recanto do Tarumã.

Por volta das 9h, teve início a cerimônia de sorteio e escolha das urnas eletrônicas, que também foi realizada na sede do TRE-PR. O evento é vinculado à auditoria para o 2º turno das eleições.


A cerimônia foi acompanhada por entidades fiscalizadoras das seções eleitorais que terão urnas eletrônicas que passarão pelo Teste de Integridade e pelo Teste de Autenticidade dos Sistemas.

Duas auditorias acontecem no domingo, 30 de outubro: 27 urnas terão a captação e a contagem de votos verificados no Teste de Integridade, das 8h às 17h. Oito urnas passarão pelo Teste de Autenticidade do Sistema, na própria seção eleitoral, antes do início da votação.


O presidente do TRE, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, também falou sobre o dia do pleito e fez algumas recomendações.

 

As regras, que estão em vigor para o pleito deste ano, também foram abordadas pelo desembargador.

Wellington Emanuel Coimbra de Moura reforçou que quem não votou no primeiro turno pode votar normalmente no segundo turno das eleições.

Denúncias de crime eleitoral podem ser feitas por meio do aplicativo Pardal. Oferecido gratuitamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ferramenta é de fácil acesso para que qualquer cidadão possa enviar denúncias sobre diversos tipos de irregularidades.

A votação do 2º turno das eleições acontece neste domingo (30), das 8h às 17h. Quem tem dúvidas sobre o local de votação, pode consultar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e também pelo aplicativo e-Título.