O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná atendeu mais de 6,4 mil eleitores no último fim de semana em todo o estado. A maior demanda foi a de revisão, que inclui mudança de local de votação, alteração de endereço dentro do mesmo município, alteração do nome de solteiro, entre outros serviços. Ao todo, foram 2.285 atendimentos somente de revisão. O segundo serviço mais procurado foi o de transferência, com 2.226 solicitações, seguido do alistamento eleitoral, que são os novos eleitores, pessoas que tiraram o título pela primeira vez, com 1.910 atendimentos.

A cidade que concentrou o maior número de atendimentos foi Curitiba, com mais de 1,2 mil eleitores atendidos. Assim como em todo o Paraná, na capital, a maior demanda também foi a revisão do título de eleitor. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, no fórum de Curitiba, tudo foi preparado para atender cerca de 3 mil pessoas, no fim de semana, mas os atendimentos não chegaram à metade do previsto.

Os eleitores que não conseguem comparecer aos fóruns eleitorais que funcionam normalmente de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, ainda terão mais uma chance de participar dessa ação antes do dia 8 de maio, que é o prazo final para tirar, transferir ou regularizar o título eleitoral para votar nas eleições deste ano. Essa ação será repetida no último fim de semana que antecede o prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para regularização do título de eleitor, nos dias 4 e 5 de maio, como explicou a coordenadora de Comunicação Social do TRE Paraná, Melissa Diniz Medroni.

A partir da próxima segunda-feira, dia 22 de abril, os 28 Fóruns Eleitorais que participaram dos plantões terão horário de funcionamento estendido, das 9h às 18h.

O atendimento ocorre exclusivamente na forma presencial até o dia 8 de maio, para quem não tem as digitais cadastradas. Portanto, o atendimento on-line segue suspenso para os eleitores sem biometria.

Para saber se os dados biométricos estão atualizados, a eleitor pode consultar a situação cadastral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para ter acesso aos serviços de forma presencial, basta a pessoa comparecer ao cartório eleitoral do município.

A documentação necessária tanto no atendimento presencial quanto no on-line é a mesma: documento oficial de identidade com foto; comprovante de residência emitido há no mínimo 3 meses e no máximo um ano, em nome do eleitor ou de um familiar próximo com parentesco possa ser comprovado, como pais, cônjuge ou filho; comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral, caso haja algum débito; e no caso dos homens nascidos em 2005, também é preciso apresentar comprovante de quitação do serviço militar.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Sigurd Bengtsson, falou sobre a importância de regularizar o título de eleitor.

Em Curitiba, o cartório eleitoral fica na Rua João Parolin, 55, no bairro Prado Velho.

Serviço – Atendimento estendido

Data e horário
– De 22 de abril a 8 de maio, em dias úteis, das 9h às 18h
– Nos dias 13 de abril e 4 de maio (sábados), das 9h às 17h
– Nos dias 14 de abril e 5 de maio (domingos), das 9h às 13h

Locais
– Fóruns Eleitorais nos seguintes municípios:

Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Cambé, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Sarandi, Toledo, Umuarama e União da Vitória.