O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) apresentou um projeto para a reforma da Travessa Nestor de Castro, no Centro Histórico, conforme proposta apresentada nesta quinta-feira (18). O objetivo é melhorar a condição urbanística do local, incentivando o uso de moradias, atraindo investimentos e potencializando a economia, turismo e patrimônio histórico.
No projeto, a Travessa Nestor de Castro vai se transformar na “Rua da Memória”, fazendo a conexão entre o Memorial de Curitiba e a Casa da Memória. Prevê o fortalecimento da mobilidade ativa, com calçadas e estrutura cicloviária integradas a um sistema de transporte renovado. Isso vai resultar em mudança na logística das paradas de ônibus na região.
Além disso, a Rua da Memória vai contar a história da cidade com recursos digitais nas paredes das edificações.
A primeira etapa do projeto da Rua da Memória foi concluída pelo Ippuc e encaminhada à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) para análise do orçamento e posterior licitação da obra.
Nesta fase ainda estão previstas possibilidades de eventuais ajustes que se façam necessários. O prazo estimado para execução da obra nesta primeira etapa é de oito meses.
* Com informações da prefeitura