O primeiro trator agrícola acessível para pessoas com deficiência deve ser produzido por montadora no Paraná. O objetivo é que pessoas com mobilidade reduzida nos membros inferiores e cadeirantes consigam utilizar os tratores sem o uso das pernas. O Estado tem 8,9% da população com algum tipo de deficiência, índice similar à média nacional.

O lançamento da nova tecnologia aconteceu nesta segunda-feira (14), em Curitiba.

O diretor de Marketing de Produto da New Holland Agriculture para a América Latina, Flavio Mazetto, explica o funcionamento do trator desenvolvimento pela empresa. A ideia é que, por meio de uma plataforma integrada, a pessoa consiga subir até a cabine e operar o trator sem a ajuda externa.

Ele ainda disse que a tecnologia surgiu com a demanda de parte do público.

Além disso, os comandos da máquina foram transferidos para um joystick, que substitui as funções dos pedais do trator. A venda será sob demanda. Os pedidos serão recebidos a partir de outubro.

O agronegócio é um dos principais setores que movimentam a economia do estado. O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Paraná somou R$ 191,2 bilhões em 2022, segundo a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab).