As obras na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã, entraram em uma nova fase nesta quarta-feira (3). Nos próximos 53 dias, aproximadamente dois meses, os motoristas terão à disposição apenas uma das três faixas da avenida, em ambos os sentidos, entre as ruas Professora Olga Balster e Victorio Vizinoni. Esse estreitamento da pista é necessária para a implantação do novo sistema de drenagem que será feito no canteiro central.

A avenida está em fase de modernização para servir como corredor de transporte entre a capital e os municípios de Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana. Para isso, será instalada uma galeria dupla na avenida para evitar alagamentos na região.

A nova estrutura de drenagem terá 140 metros de comprimento, 2,5 metros de altura e 5 metros de largura. A interdição das pistas ocorre porque para a instalação desse sistema serão utilizadas máquinas de grande porte, o que compromete a segurança dos motoristas.

Durante esse período, para evitar transtornos, a Superintendência de Trânsito (Setran) orienta que os motoristas procurem rotas alternativas, sempre que possível, antes de sair de casa, para evitar trechos com bloqueios. Conforme a prefeitura de Curitiba, uma das opções de desvio é utilizar a BR-277, ou ainda as trincheiras das ruas Roberto Cichon eAgamenon Magalhães, no Capão da Imbuia. Outra sugestão de desvio são as trincheiras que ligam o Bairro Alto ao Bacacheri e dão acesso à rua Fagundes Varela. O trajeto é feito pelas ruas Fúlvio Alice e também pela José Zgoda e Gustavo Rattman.

Os motoristas que passaram pela avenida, na manhã desta quarta-feira (3), falaram sobre as condições do trânsito e a expectativa para o fim da obra.

Quem não puder desviar do trecho em obras na Avenida Victor Ferreira do Amaral deve ter paciência, reduzir a velocidade e redobrar a atenção ao passar pela região. Agentes de trânsito ficam no local nos próximos dias para organizar o tráfego e orientar quem passar pela região.

Como a via recebe intervenções de dois grandes projetos de mobilidade urbana, ainda há outros pontos da avenida que funcionam temporariamente em pista simples no Tarumã.

No sentido Pinhais/Piraquara, apenas uma faixa está livre para a passagem dos motoristas no trecho entre as ruas Dom Manuel da Silveira D’elboux e Eng. Antônio Batista Ribas, para a execução dos alargamentos.

No sentido Curitiba, há bloqueio de duas faixas em frente ao Ginásio Tarumã, também para a execução dos alargamentos.

No trecho entre o Shopping Jockey Plaza e o Ginásio Tarumã, há bloqueio de uma faixa para a execução de drenagem e alargamentos no canteiro central e duas faixas estão liberadas para a passagem dos veículos.

As obras na Avenida Victor Ferreira do Amaral fazem parte do Lote 4 do Novo Inter 2 e do Complexo Tarumã e são necessárias para acomodar os ônibus elétricos. Ao todo, os trabalhos abrangem 3.866 metros da via, divididos entre as duas pistas, no trecho entre as ruas Dom Manuel da Silveira D’Elboux e Professor Eduardo Correia de Lima. São 1.990 metros de intervenção na pista da direita e 1.876 metros na pista da esquerda.

A obra inclui a implantação de mais uma faixa exclusiva para o transporte público, permitindo que o Inter 2, o Interbairros II e outras linhas de ônibus circulem sem competir com o tráfego intenso de carros e motos. O objetivo é proporcionar viagens mais rápidas e beneficiar os usuários do transporte coletivo.

O uso de ônibus elétricos na frota do transporte público vai reduzir a emissão de gás carbônico (CO2), para diminuir os índices de poluição e trazer mais saúde para a população da cidade. Além disso, a revitalização será composta por novas calçadas, ciclovias, reforma e ampliação de pontos de estações-tubo, iluminação, sinalização viária e arborização, que contará com um novo corredor verde com o plantio de espécies nativas.

As obras foram iniciadas em março e o término está previsto para abril de 2025. Atualmente, os trabalhos estão concentrados entre o Shopping Jockey Plaza e o Ginásio Tarumã.

Complexo Tarumã

Na altura do viaduto Tarumã, as obras em andamento são as do Complexo Tarumã, para duplicação da estrutura que vai receber novas estações-tubo para a evolução da integração do transporte público, permitindo a integração temporal entre as linhas de ônibus que circulam na Linha Verde e as que conectam o Centro de Curitiba às cidades de Pinhais e Piraquara, além da requalificação de 12 vias da região, que formam as alças de acesso.

Toda a área que recebe as melhorias está sinalizada e o motorista deve ficar atento à sinalização.