O trânsito na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã, foi liberado à passagem de veículos nesta terça-feira (27), às 15h25, um dia antes do prazo previsto. A interdição total de um trecho da via – entre o Super Muffato e o Colégio Militar de Curitiba, em ambos os sentidos (Centro e Pinhais) -, começou no sábado (24), com estimativa de durar até a quarta-feira (28).

A interrupção aos veículos aconteceu para a operação de instalação de vigas de concreto (longarinas) para o alargamento do viaduto.

Em quatro dias foram instaladas 12 das 16 peças necessárias para nova etapa de alargamento do viaduto que está sendo duplicado. Para o lançamento das quatro últimas vigas não haverá necessidade de bloqueio, uma vez que as peças serão içadas e acomodadas na área onde funciona o canteiro das obras, sem a circulação de veículos.

As vigas longarinas têm de 30 a 43 metros de comprimento e de 85 a 110 toneladas de peso (equivalente a 110 carros populares).

Com a liberação do trânsito, voltam ao itinerário normal as dez linhas de ônibus que estavam fazendo desvios. São elas: 020-Interbairros II (horário), 021-Interbairros II (anti-horário), 022-Inter 2 (horário), 023-Inter2 (anti-horário), 307-B.Alto/Santa Felicidade, 372-Tarumã, 373-Alto Tarumã, 375-Sagrado Coração, 380-Detran/Vic. Machado e 389-Mad.Tarumã/Augusta.

Com o retorno, deixa de circular a linha especial X42 -Capão da Imbuia/Cabral, que foi implantada temporariamente para atender os passageiros afetados pela obra.

As quatro primeiras vigas foram içadas e lançados sobre a base do viaduto ainda no sábado, quando começou a complexa operação que exigiu o uso de equipamentos de grande proporção, em frente ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

No domingo (25), as três maiores peças foram suspensas. Outras cinco foram colocadas na segunda (26) e terça-feira (27).

Ainda restam quatro vigas para serem içadas e lançadas, porém, como serão instaladas na área onde está o canteiro de obras, na lateral do estacionamento do Colégio Militar, já fechada ao trânsito, não é necessário bloqueio.

Ainda na tarde desta terça-feira, os equipamentos começaram a ser posicionados no próximo vão onde as vigas serão suspensas. A previsão é de finalização dos serviços no fim da tarde de quarta-feira (28).

Complexo Tarumã

O Complexo Tarumã engloba as obras no Viaduto da Avenida Victor Ferreira do Amaral – que permitirá a instalação das novas estações de ônibus, Tarumã e Victor do Amaral – a requalificação de 12 ruas do entorno, das praças públicas Cova da Iria e Mauro Ferreira, além de novo paisagismo e iluminação. Novas calçadas planas e acessíveis e ciclovia também integram as melhorias.

*Com informações de prefeitura de Curitiba.

Editado por Lucca Gomes com supervisão de Felipe Harmata