O trânsito é intenso no cruzamento da Avenida Senador Salgado Filho com a Linha Verde, no limite entre os bairros Guabirotuba e Prado Velho, na região Leste de Curitiba. Além dos motoristas, moradores e pedestres também têm muitos motivos para reclamar, em razão da dificuldade para atravessar a rua.

De acordo com quem passa pela região, o problema começa um pouco antes do cruzamento com a Linha Verde, já que o trânsito complica algumas quadras antes, no cruzamento das ruas Rondônia com a Plácido de Castro, que dão acesso à Avenida Salgado Filho.

O local concentra o movimento de veículos que saem dos bairros Uberaba, Jardim das Américas e Guabirotuba sentido Centro. Além disso, o movimento se torna intenso nos horários de pico, pois muitos seguem para a Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), que fica do outro lado da Linha Verde.

Os motoristas têm muitos motivos para reclamar porque o trânsito é caótico na região.

As reclamações não ficam restritas aos motoristas. Néia Freire contou sobre a dificuldade que passa todos os dias para atravessar a Rua Rondônia e a Avenida Salgado Filho.

A falta de sinalização foi uma das principais reclamações dos motoristas.

Os moradores também reclamam do trânsito intenso região, como afirmou Lucas Gabriel Alves dos Santos.

O problema na região, relatado por um ouvinte da rádio CBN Curitiba que passa frequentemente pelo local, foi confirmado por diversos motoristas que chegam a ficar alguns minutos parados até conseguirem atravessar a rua ou acessar a avenida.

Diante das reclamações e da constatação de trânsito intenso, a rádio CBN Curitiba entrou em contato com a prefeitura para saber o que pode ser feito para melhorar o trânsito nesse cruzamento.

Por meio de nota, a prefeitura informou que a via foi requalificada e a Superintendência de Trânsito (Setran) vai reimplantar a Caixa Amarela no cruzamento, um quadriculado amarelo pintado no asfalto, que indica que o cruzamento deve permanecer livre, sem veículos. De acordo com a prefeitura, ainda não há uma data exata, pois é uma intervenção que também depende do clima, mas já está na programação da Setran.

Lembrando que parar o veículo na área de cruzamento de vias, prejudicando a circulação de veículos e pedestres é infração considerada média. O infrator pode receber uma multa no valor de R$ 130,16 e levar 4 pontos na CNH, conforme o artigo 182 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).