Após dias de chuvas e alagamentos, moradores de União da Vitória se preparam para a limpeza das casas e comércios. Caso o Rio Iguaçu não volte a subir, um mutirão de limpeza deve ocorrer na próxima semana, com ajuda do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). Na última sexta-feira (20), o rio atingiu picos acima de 8 metros, chegando a 8,38 metros.

Segundo o capitão André Schulmeister Fonseca, comandante da 3ª Seção de União da Vitória, a orientação é aguardar até o próximo fim de semana, quando as chuvas devem ser mais fortes e volumosas, para observar a reação do Rio Iguaçu.

O Corpo de Bombeiros vai fornecer apoio de materiais e caminhões de combate a incêndio, que serão utilizados para limpeza de ruas e prédios públicos.

Até o momento o trabalho está concentrado em atividades de salvamento de animais e na prestação de ajuda humanitária, incluindo a entrega de cestas básicas, remédios e outros suprimentos para pessoas que estão ilhadas em suas casas.

De acordo com o último boletim da Defesa Civil do Paraná, 91 cidades foram atingidas com as fortes chuvas desde o início do mês e 130 ocorrências foram registradas. Ao todo, 121 mil pessoas foram afetadas, 13 mil ficaram desalojados e 10 mil permanecem na situação, outros 1,5 mil ficaram desabrigados e 1,1 mil permanecem. 12,5 mil casas foram danificadas. Uma pessoa morreu, outra está desaparecida.

Com informações da AEN.