Um trabalhador terceirizado da Prefeitura de Curitiba, que fazia manutenção da iluminação pública em um poste no bairro Xaxim, sofreu uma descarga elétrica nesta sexta-feira (10). De acordo com o Corpo de Bombeiros ele teria encostado o pescoço nos fios de alta-tensão. O homem, de 35 anos, teve ferimentos graves e foi encaminhado ao Hospital Evangélico Mackenzie.
O executivo municipal lamentou o acidente de trabalho e informou, por meio de nota, que o trabalhador é contratado da ENGIE, empresa que detém desde julho de 2023 a concessão administrativa da iluminação pública de Curitiba.
A ENGIE se manifestou, também por meio de nota, e lamentou o ocorrido. Segundo a empresa, as informações disponíveis neste momento ainda são preliminares, pois a prioridade é o colaborador, que está em atendimento médico, e sua família tendo o suporte necessário.
A empresa disse ainda que expressa solidariedade neste momento e reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar de todos os trabalhadores, subcontratados e comunidades envolvidas em atividades relacionadas à iluminação pública de Curitiba.
Janio Denis Gabriel, professor de Engenharia Elétrica da PUCPR, lembra que normalmente os trabalhadores deste setor passam por vários treinamentos para garantir a segurança.
O professor fala que também há risco de acidentes em locais de baixa-tensão.
O ideal é sempre trabalhar com a energia desligada.