Desde a implantação do sistema de urnas eletrônicas, historicamente, Curitiba ficou conhecida por ser a capital brasileira a ter o resultado final da eleição definido mais cedo, muitas vezes, em tempo recorde.

Isso porque antigamente os votos de deputados, senador e governador eram apurados no próprio estado na sede do Tribunal Regional Eleitoral e apenas os de presidente pelo Tribunal Superior Eleitoral. Mas, por sugestão da Polícia Federal, como medida de segurança, a partir das eleições gerais de 2018 todos os votos de todo o país passaram a ser totalizados em Brasília.

O presidente do TRE-PR, Desembargador Welligton Emanuel Coimbra de Moura, disse que a previsão é que no máximo cinco horas o resultado de 100% urnas todo o país, incluindo o cargo de presidente, seja divulgado até às 22 horas.

Após essa medida de totalização dos votos concentradas em Brasília, nas eleições 2018 e 2020, o resultado de 100% urnas no Paraná não foi mais fechado em tempo recorde, mas antes prazo de cinco horas, ou 22 horas.

O magistrado ainda afirma que os partidos podem fazer a contagem de votos no Estado pelos boletins de urnas emitidos ao final do primeiro turno em cada seção, como forma de fazer uma conferência paralela nos locais de votação.

A transmissão dos dados será feitas dos locais de votação e cartórios eleitorais de todos os municípios do Paraná. Em locais de difícil acesso, sem internet ou com conexão instável, a transmissão dos resultados é realizada por meio de satélite. No Paraná, a situação ocorre em cinco localidades: Paranaguá, Antonina, Guaraniaçu e em dois locais de votação de Cerro Azul.

Por: Guilherme Marconi