Um torcedor do Athletico paranaense que foi visto em imagens fazendo gestos considerados racistas em direção ao setor da torcida do Flamengo será investigado pela Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos (Demafe), da Polícia Civil e pode ser preso.

As imagens começaram a circular na internet após jogo e mostram o torcedor fazendo gestos racistas. O delegado do Demafe, Luiz Carlos Oliveira, explicou que o autor deve ser preso assim que identificado e que foi visto fazendo gestos que imitando um macaco.

Ele explicou que a delegacia solicitou ao Clube Athletico Paranaense todos os dados de monitoramento para a identificação da pessoa e destacou que atitudes como essa são inaceitáveis.

Nesta segunda-feira (8), o clube divulgou uma nota, na qual afirma que o caso está investigado e que as imagens serão enviadas às autoridades.

No ano passado, uma denúncia de racismo durante uma partida entre Athletico e Londrina, fez o torcedor atleticano Carlos Alexandre Tonin ser proibido de entrar em estádios de futebol por  2.160 dias. Segunda a acusação, este torcedor usou o termo “preto vera verão” apontando para Samuel Santos, jogador da equipe londrinense.

Pelo mesmo episódio, o Athletico foi multado em R$ 20 mil. As penas foram determinadas pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Paraná (TJD-PR).

Leia a nota divulgado nesta segunda-feira:

“O Club Athletico Paranaense informa que está finalizando a investigação interna e enviará às autoridades competentes todas as imagens e informações sobre o torcedor acusado e suspeito da prática de racismo na partida diante do Flamengo, no último domingo (7).

Além disso, o clube seguirá com os procedimentos internos, através do Compliance. Dessa forma, o suspeito, caso condenado, também pode sofrer punições administrativas, por meio da Câmara de Ética e Disciplina, que vão desde a suspensão à proibição permanente do acesso aos jogos.

O Athletico Paranaense reforça o compromisso de combater todo e qualquer tipo de atitude discriminatória dentro de seu estádio.

Importante reiterar que além de repetidas manifestações sobre o tema, o clube lançou, no último sábado (6), o portal de matchday. Através do matchday.athletico.com.br, que pode ser acessado por meio de QR Code instalado nas cadeiras do estádio, é possível a qualquer torcedor denunciar crimes e condutas inadequadas durante as partidas”.