A primeira cidade a oferecer o chamado 5G puro, sem interferência de outras frequências, é Brasília, onde o sinal estreou nesta quarta-feira (5). A expectativa agora é para saber quando o sinal será, de fato, iniciado no Paraná e, mais precisamente, em Curitiba.

Segundo a Anatel, até o dia 29 de setembro, todas as capitais brasileiras deverão contar com a tecnologia e oferecê-la à população.

Próxima geração da internet móvel, a tecnologia 5G pura oferece velocidade média de 1 Gigabit (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, com a possibilidade de chegar a até 20 Gbps.

A tecnologia 5G permitirá a estreia da chamda “internet das coisas”, que permite a conexão direta entre objetos pela rede mundial de computadores. Essa tecnologia tem potencial para aumentar a produção industrial, por meio da comunicação direta entre máquinas, e possibilitar novidades como cirurgias a distância e transporte em carros sem condutores.

O especialista em tecnologia, Arthur Igreja, conta que o início do 5G possibilita que coisas que podiam ser consideradas até impossíveis há alguns anos, possam acontecer.

A TIM é a primeira operadora a oferecer o sinal 5G puro em Brasília. Em princípio, serão instaladas 100 antenas que atenderão entre 40% e 50% da população do Distrito Federal. Nos próximos dois meses, mais 64 antenas passarão a funcionar, elevando o alcance da tecnologia para 65% da população.
De acordo com a Anatel, as próximas cidades a receber o sinal 5G puro serão Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo, mas as datas ainda não estão previstas.

Em visita recente à Curitiba, o ministro das telecomunicações, Fábio Faria, frisou que a capital do Paraná é referência em tecnologia no Brasil e no mundo, por isso, inclusive, recebeu recentemente a primeira luminária inteligente, já com a tecnologia 5G.

Arthur Igreja lembra que, apesar de a expectativa ser alta para o início da operação da tecnologia 5G na capital paranaense, todo o processo deve demorar algum tempo.