Os passageiros do transporte coletivo da capital precisam ficar atentos, pois os ônibus que circulam pela cidade passam a aceitar apenas pagamento com cartão a partir deste sábado (13). A transição chegou à etapa final e a implantação definitiva da bilhetagem eletrônica acontece nas linhas Interbairros IV, V e VI, as últimas que ainda operavam com cobradores. Agora, esses ônibus passam a ter pagamento exclusivo com cartão transporte ou cartões por aproximação de débito e crédito.
A migração aconteceu de forma progressiva, desde 2019 quando foi aprovado projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba, e chegou às 254 linhas que circulam pela cidade.
A projeto, proposto pelo Executivo, garantiu a ampliação da bilhetagem eletrônica na capital aconteceu no dia 11 de junho de 2019. Ao longo da tramitação, a proposta recebeu alterações. Também houve negociação entre trabalhadores do transporte público, empresários do setor, prefeitura de Curitiba e vereadores.
Na época, a aprovação do projeto foi condicionada a algumas medidas, como requalificação profissional dos cobradores de ônibus para evitar o desemprego entre os trabalhadores dessa categoria.
Ano passado, em entrevista à CBN Curitiba, o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, falou sobre a utilização exclusiva de cartões nas linhas de ônibus. Um dos motivos para a mudança no sistema de pagamento do transporte coletivo foi a segurança dentro dos ônibus, com o objetivo de evitar assaltos.
A substituição dos cobradores de ônibus começou pelos micro-ônibus da cidade e foi feita gradativamente ao longo de quase quatro anos.
A primeira via do cartão transporte é gratuita, basta agendar atendimento pelo site da Urbs para ser atendido em uma das unidades na Rua da Cidadania ou na Rodoferroviária, das 12h30 às 18h30, em dias úteis. Para o cartão é necessário levar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço.