A recente aprovação pelo Parlamento Italiano alterou as regras para o reconhecimento da cidadania italiana por descendência, impactando diretamente milhares de brasileiros ítalo-descendentes. A nova legislação restringe o direito à cidadania apenas a filhos e netos de italianos, com condições específicas, o que deve gerar insegurança jurídica e frustração para famílias que já estavam em processo de busca pela dupla nacionalidade.
A advogada, diretora administrativa da comissão de Direito Internacional da OAB Paraná, Silvia Barros, tirou dúvidas sobre as novas regras para a cidadania italiana em entrevista à CBN Curitiba nesta quarta-feira (21). Um evento sobre o tema será realizado no dia 28 de maio na sede da OAB em Curitiba.
Confira:
Serviço
A Comissão de Direito Internacional da OAB-PR convida a comunidade jurídica e também todos os ítalo-descendentes para debater sobre os impactos da Lei de conversão do Decreto-Lei n. 36/2025 no processo de reconhecimento da cidadania italiana. O evento contará com a presença de autoridades italianas e especialistas na área.
Dia 28 de maio, 19 horas, na Sala Democracia, Rua Coronel Brasilino Moura, 235, no bairro Ahú, em Curitiba. Haverá transmissão pelo Youtube, neste link.








