Os novos casos de Covid-19 tiveram aumento de 98% em fevereiro, quando comparado com o mês de janeiro deste ano no Paraná. Foram 3,5 mil novos registros, sendo 2,6 mil nos últimos sete dias. Em janeiro, foram contabilizados 223 casos da doença. Os dados são do boletim da Covid-19, divulgados nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde.

O aumento foi percebido em diversas cidades, como em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Em menos de uma semana, os casos subiram de menos de 10 para pouco mais de 100. Quem apresentou sintomas da doença e buscou a testagem rápida nos postos de saúde não encontrou. Além da alta demanda, houve problemas com o fornecedor licitado pelo município.

De acordo com a secretária de saúde da cidade, Adriane Carvalho, um novo processo de licitação foi realizado. A previsão é de que a situação se regularize nos próximos 15 dias.

O aumento na procura por testagem de Covid-19 tem relação direta com a alta de casos da dengue, já que os sintomas são parecidos.

A secretária ainda reforça a necessidade de seguir a etiqueta respiratória.