O prefeito em exercício Eduardo Pimentel lançou a última rodada de testes com ônibus elétricos em Curitiba, que vão servir de referência para a compra dos primeiros veículos do gênero para o transporte coletivo da capital. As atividades começam nesta quarta-feira (4) em duas linhas.
Nesta última etapa serão avaliados dois veículos: um articulado com capacidade para 140 passageiros; e um ônibus que pode transportar até 85 passageiros. Os dois ônibus vão integrar as linhas Interbairros II (com passageiros) e Centenário Campo Comprido (sem passageiros). As avaliações vão até 31 de outubro.

Já foram testados, desde abril, quando começaram as avaliações, veículos de quatro montadoras. Cerca de 100 mil pessoas já se deslocaram na capital em veículos elétricos. No teste são avaliados itens como o consumo de energia, cumprimento da autonomia preconizada, níveis de ruídos e o desempenho do ônibus em variadas topografias (aclives, declives e plano).

Até junho de 2024, 70 elétricos devem ser integrados à frota para trafegarem nas linhas Interbairros II e Ligeirinhos, com investimentos de R$ 200 milhões. A eletrificação da frota é uma das principais agendas do município para os próximos anos, dentro do compromisso de reduzir a emissão de poluentes. A meta é que 30% da frota de ônibus de Curitiba seja de emissão zero até 2030, percentual que deve chegar a 100% até 2050.

* Com informações da prefeitura