Um teste do Tecpar que permite viagens internacionais de animais está credenciado em 36 países. É o teste de sorologia antirrábica, que é uma exigência legal para viajantes brasileiros que queiram levar animais de estimação (cães, gatos e furões) em viagens internacionais.
O laudo emitido pelo Tecpar atende exigências de 27 países integrantes da União Europeia, quatro do Reino Unido, além dos Estados Unidos, Suíça, Noruega, Coreia do Sul e Emirados Árabes.
Este documento comprova que o animal que recebeu a vacina antirrábica no Brasil realmente está imunizado e produziu anticorpos contra o vírus da raiva.
O Tecpar começou a ofertar o exame de sorologia antirrábica em junho de 2021, ampliando o seu portfólio de serviços relacionados à saúde animal.
Segundo o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, a instituição é a única do sul do Brasil a fazer esse tipo de teste.
Atualmente os testes são feitos pelo Laboratório de Ensaios In Vitro da Divisão de Controle da Qualidade do Tecpar, mesmo local onde é realizado o controle de qualidade da vacina antirrábica produzida pelo instituto.
A primeira habilitação do Tecpar foi junto à União Europeia, em 2021. Para obter o credenciamento, foi necessário passar por um teste de proficiência organizado por uma agência francesa. O Tecpar também foi o primeiro laboratório da Região Sul credenciado pelo Centro para Controle e Prevenção de Doenças para realizar o teste de sorologia em animais de companhia para os EUA.
Como solicitar
O exame de sorologia antirrábica é uma exigência legal da Organização Mundial de Saúde (OMS) para viajantes que queiram levar seus pets a países que exijam o Certificado Veterinário Internacional (CVI).
A amostra para a realização do teste deve ser coletada por uma clínica ou laboratório veterinário, por isso o tutor deve entrar em contato com um médico veterinário, que é o responsável por orientar sobre os procedimentos necessários e por fazer a solicitação do exame a um laboratório habilitado, além de posteriormente fornecer o atestado de saúde do animal.
Com informações da assessoria