A Secretaria de Saúde de Curitiba está enfatizando a importância da testagem para o possível diagnóstico de Covid-19 no caso de pessoas que apresentem sintomas respiratórios. Esta medida ajuda nas orientações para os pacientes, além de evitar subnotificações.

A superintendente de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, Flávia Quadros, explica a importância da testagem.

A realização do exame deve ocorrer preferencialmente entre o terceiro e o quinto dia desde o início dos sintomas. Se houver diagnóstico positivo para Covid-19, o paciente deve seguir o protocolo vigente.

Quem apresenta sintomas respiratórios devem ficar em isolamento até a realização do exame. Em caso de teste negativo, o paciente é liberado desta restrição, mas deve permanecer usando máscara, enquanto tiver sintomas ou febre. Em caso positivo, o isolamento deve continuar até completar sete dias.

O boletim da Covid-19 da Secretaria Municipal da Saúde desta terça-feira apontou duas mortes pela doença, 589 novos casos e 1.781 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus. Flávia Quadros comenta este cenário.

Curitiba passa por um momento de alta demanda por atendimento para pacientes com sintomas respiratórios. Tanto que a secretaria decidiu destinar 11 unidades básicas de saúde para receber essas pessoas. Flávia Quadros esclarece como as pessoas com sintomas leves devem agir.

 

Quem apresentar sintomas moderados deve tomar outras medidas.

 

Os pacientes graves devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento.