O prazo para envio de sugestões e contribuições para o edital da Nova Ferroeste termina no dia 15 de julho. Uma nova rodada de encontros com empresas financiadoras, construtoras e operadoras ferroviárias vai acontecer de 4 a 8 de julho.

O edital foi lançado para consulta pública pelo governador Ratinho Junior no dia 21. No documento estão contidos o objeto do leilão e as regras do futuro contrato que será levado à Bolsa de Valores, previsto para o segundo semestre de 2022.

Segundo o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, as sugestões podem ser feitas a partir de um formulário na internet, onde devem ser indicados os trechos a serem reavaliados.

 

A Nova Ferroeste também vai promover um segundo encontro para apresentar as atualizações do projeto com investidores. A primeira sondagem ocorreu em dezembro do ano passado. Desta vez o foco será voltado às questões legais e de financiamento.

 

Ao final do prazo, todas as contribuições recebidas pelo site e na sondagem de mercado vão passar por uma análise e podem ser incluídas no edital.

O projeto da Ferroeste engloba a construção de uma malha ferroviária de 1.567 quilômetros partindo de Maracaju, cruzando o Mato Grosso do Sul, sentido ao Litoral do Paraná, até acessar o Porto de Paranaguá. Há ainda dois ramais a partir de Cascavel: Foz do Iguaçu e Chapecó, em Santa Catarina.

A futura estrada de ferro vai percorrer 66 municípios, sendo 51 no Paraná, oito no Mato Grosso do Sul e sete em Santa Catarina. Vai ser o segundo maior corredor de exportação de grãos e proteína animal do país.

Sites para participar do edital da nova Ferroeste
Site 1
https://www.ferroeste.pr.gov.br/Pagina/Sobre-o-Edital

Site 2
https://www.novaferroeste.pr.gov.br/Pagina/Edital/Edital-Nova-Ferroeste

Com informações da assessoria