O terceiro ferry boat da travessia de Guaratuba voltou a operar nesta quinta-feira (29). O anúncio foi feito pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). A embarcação foi levada para Santa Catarina, para o estaleiro da empresa Internacional Marítima, responsável pela administração da travessia no Paraná para passar por reformas há meses. A balsa Piquiri deveria ter ficado pronta no dia 24 de dezembro, mas em razão de falha nos testes realizados, precisou passar por nova troca de peças no motor.
De acordo com o DER, todas as seis embarcações foram reformadas. Além disso foram revitalizados os quatro atracadouros utilizados para travessia na baía de Guaratuba, que incluíram a substituição de quatro flutuantes por estruturas novas, e também a substituição e reforma das pontes de acesso.
Em entrevista coletiva na inauguração da Operação Verão Maior, o governador Ratinho Júnior (PSD) afirmou que todas as balsas estariam prontas para serem utilizadas no período de maior fluxo de veranistas.
Na manhã desta sexta-feira (30) não havia registro de filas para acessar o ferry boat em Guaratuba. A expectativa do governo do Paraná é de que ao menos um milhão de pessoas busquem o litoral do estado nesta temporada.
Os problemas de acesso, de acordo com o governador, devem ser sanados com a construção da ponte no local da travessia, que já foi autorizada e pode ter o início das obras em 2023.
O tempo médio de espera para atravessar de um lado ao outro é de 30 minutos, de acordo com o DER. No entanto, nesta sexta-feira (30) e sábado (31) são esperados os maiores fluxos com a movimentação de chegada dos turistas para o reveillon.