As rajadas de vento que atingiram Curitiba na tarde desta quinta-feira (21), chegaram a quase 70 km/h, de acordo com o Simepar. O temporal foi ocasionado por uma frente fria que chegou à região Sul do Brasil e atingiu o Paraná.

Em Curitiba, foram registradas muitas ocorrências. Ao todo, houve quase 50 solicitações de queda de árvores e galhos em 21 bairros da capital, como São João, São Braz, Xaxim, Uberaba, Mercês, Batel, Campo Comprido, São Lourenço, Pilarzinho, Água Verde, Centro, Guaira, Alto da XV, Cajuru, Rebouças, Cascatinha, Cabral, Barreirinha , Jardim das Américas, Tingui e Alto Boqueirão.

SAIBA MAIS:



Em um dos casos, uma Araucária caiu sobre um ônibus do transporte coletivo que trafegava na rua Virgínia Dallabona, no bairro Orleans. Quatro passageiros ficaram feridos. Outra queda de Araucária que também causou estragos e deixou reflexos no trânsito até o início da tarde desta sexta-feira (22), aconteceu na rua Mateus Leme, nas proximidades do Parque São Lourenço. Durante o vendaval da tarde de quinta-feira, a árvore que ficava dentro de um condomínio caiu sobre outra árvore e também atingiu a fiação elétrica, danificando alguns postes.

O supervisor do condomínio, Luiz Marcelo, contou que tudo aconteceu muito rápido e assustou os moradores.

Como o tronco da Araucária ficou no meio da rua, além de muitos galhos, o trânsito ficou em uma pista no sistema “pare e siga”. Agentes da Superintendência de Trânsito (Setran) permaneceram durante toda a manhã e seguem na região até a troca dos postes, para orientar os motoristas.

Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), três postes ficaram danificados devido à queda da árvore que atingiu a fiação elétrica.

O vendaval seguido de fortes chuvas não atingiu apenas Curitiba e Região Metropolitana. Em todo o Paraná, ainda são contabilizados estragos em função da passagem dessa frente fria. Conforme o Simepar, foram registradas rajadas de ventos entre 55 e 96 km/h em algumas cidades do estado na tarde desta quinta-feira (21). Em Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, o vendaval ultrapassou os 96 km/h. Em cidades da região Oeste, como Cascavel, as rajadas de vento chegaram a 88 Km/h, já em Foz do Iguaçu os ventos passaram de 91 km/h.

De acordo com a Copel, Foz do Iguaçu tinha 4,3 mil unidades desligadas na manhã desta sexta-feira, em Cascavel havia 2,3 mil residências sem energia elétrica. Na Região Metropolitana de Curitiba, apenas Almirante Tamandaré tinha 1,9 mil unidades consumidoras desligadas. A Copel informou que trabalha para restabelecer o fornecimento de energia em todas as cidades afetadas pelos temporais.

A companhia orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. Situações de risco devem ser informadas pelo telefone 0800 51 00 116. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares, pelo site www.copel.com e pelo número de WhatsApp 41 3013-8973.

A Defesa Civil do Paraná contabilizou ocorrências relacionadas ao vendaval em 11 cidades do Estado, incluindo Curitiba e Campo Largo, na RMC, até a manhã desta sexta-feira.

Segundo Simepar, há menos riscos de chuvas e temporais no estado nesta sexta-feira.