Mais de 120 toneladas de lixo são coletadas todos os dias em Guaratuba, litoral do Paraná, nesta época de temporada. Fora deste período, o número gira em torno de 60 toneladas, segundo a Prefeitura da cidade.

Para conseguir dar vazão à demanda, há um aumento também da quantidade de caminhões que fazem a coleta. Roberto Justus, prefeito de Guaratuba, afirma que todo um esquema é montado para manter as ruas limpas para os turistas e moradores.

Só na noite de Réivellon foram recolhidas 40 toneladas de resíduos na orla da praia de Guaratuba.

O prefeito afirma que a cidade recebeu um aporte do governo do Paraná para o período.

A prefeitura de Guaratuba precisou pedir escolta para os caminhões que realizam a coleta de lixo na cidade. A medida foi tomada em função do grande fluxo de veículos que saem e chegam na cidade nessa temporada.


SAIBA MAIS:


Em Matinhos, além da coleta de lixo doméstico, há a coleta de resíduos nos calçadões e na faixa de areia. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Cioli, o trabalho inicia bem cedo, a partir das cinco horas da manhã.

Matinhos já está pensando além. O planejamento agora é para a movimentação no Carnaval deste ano.

Nas praias há também o trabalho das equipes da Sanepar. Desde o início do Verão Maior Paraná, em 16 de dezembro, a companhia retirou das praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná 108,8 toneladas de resíduos, o que dá uma média de 6,4 toneladas por dia. Desse total, 79,2 toneladas foram de resíduos orgânicos e 29,5 toneladas de recicláveis. A maior quantidade foi retirada no primeiro dia do ano: 10,4 toneladas.

O material reciclável é destinado para as associações de coletores dos municípios. O material orgânico vai para os aterros sanitários, em transporte feito pelas prefeituras.

O serviço de limpeza das praias ocorre todos os dias, inclusive aos domingos e feriados, em 48 quilômetros de areia.

Os coletores também entregam aos veranistas sacolinhas plásticas para que eles próprios recolham os resíduos gerados durante sua permanência nas praias.