O tempo médio de abertura de uma empresa no Paraná foi de 19 horas no mês passado, o sexto melhor índice no país. É o melhor desempenho na região Sul, mas superado por outros nove estados, de outras regiões.

O resultado paranaense representa piora em relação a junho, quando a média foi de 15 horas (ou seja, aumento de 26,7% no prazo). No entanto, há melhora de 40,6% na comparação com julho do ano passado (1 dia e 8 horas).

Em todo o estado, 23.627 novas empresas foram registradas no mês passado. O Paraná encerrou o mês com 1.437.696 empresas ativas.

Entre as capitais, Curitiba está no grupo que registrou o quinto tempo médio mais curto no processo de registro de uma nova empresa (9 horas) no mês passado. Isso representa aumento de 80% em relação a junho (5 horas) e queda de 57,14% sobre julho do ano passado (21 horas).

Os dados são do Painel Mapa de Empresas da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade (Sepec) do Ministério da Economia.

De acordo com o especialista em finanças, professor do curso de Ciências Contábeis da FAE Centro Universitário, Cláudio Cordeiro, a redução na burocratização dos processos de abertura de empresas interferem positivamente na economia.

A formalidade das empresas tem relação direta com a arrecadação pública, segundo o especialista.

A digitalização e informatização dos processos é um dos fatores para a diminuição no tempo de abertura das empresas.