O verão é um período que favorece as pancadas de chuvas isoladas em todas as regiões do estado, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Em Curitiba, a média de chuva esperada para janeiro era em torno de 183 mm, mas o acumulado do mês foi de aproximadamente 300 mm, como destacou Fernando Mendes, meteorologista do Simepar.

Fernando Mendes traçou um panorama do mês de janeiro nas outras regiões paranaenses.

O mês de fevereiro deve intensificar ainda mais esses padrões, pois o calor permanece e a chuva pode ser menos isolada e mais generalizada em algumas regiões.

Em relação aos acumulados de chuva para a primeira semana de fevereiro, são esperados volumes acima da média em todo o Paraná. Nas regiões Sudoeste, Centro, Centro-Sul, Noroeste, Norte Central e Norte Pioneiro, além dos Campos Gerais, os acumulados para este mês são entre 140 e 180 mm, conforme o Simepar.

Já no extremo Oeste, estima-se que o total de chuva para fevereiro fique entre 100 e 140 mm e entre 110 e 140 mm no Sudeste do estado. Na faixa Leste, entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, os acumulados em fevereiro aumentam progressivamente de 150 até 360 mm.

Na segunda semana do mês, as precipitações esperadas devem se manter dentro da média em todo o Paraná. Nas duas últimas semanas de fevereiro, são esperadas chuvas espalhadas pelo estado que podem ultrapassar a média do mês.

Além das chuvas, em fevereiro, as temperaturas máximas devem ficar acima da média. Do Sul até a área Central do estado, regiões com temperaturas mais amenas, devem registrar máximas entre 26ºC e 28ºC. Nas regiões Sudoeste, Oeste, Norte até o topo da faixa Leste, as máximas devem passar dos 30ºC.

Segundo o Simepar, o calor será intenso em fevereiro. Contudo, os paranaenses terão vários períodos com temperaturas mais agradáveis.