A CBN Curitiba conversou com a médica emergencista do Pronto Atendimento do Hospital São Vicente, Maria Luiza Branco, que falou sobre cuidados necessários com a saúde nesta época do ano.

Ela explicou que a sensação de mal-estar está ligada a falta de hidratação, que vai desde sintomas leves, como, sede excessiva ou cansaço, até sintomas mais graves, como taquicardia e confusão mental.

Pessoas que moram em locais mais quentes, e parecem não sentir os impactos do calor excessivo, na verdade estão mais adaptadas com as altas temperaturas, segundo Maria Luiza. Além disso, também usam roupas mais adequadas e costumam se hidratar com frequência. Porém, a médica fez um alerta, porque o ser humano tem uma temperatura limite, que se ultrapassada, pode ser prejudicial.

A emergencista falou que o foco deve ficar na hidratação. Ela explicou que idosos e pessoas que fazem atividades físicas precisam ingerir mais água.

E fez um alerta quanto aos cuidados com as crianças, que podem apresentar quadros mais severos de desidratação.

Sobre o uso de ventiladores, Maria Luiza disse que eles apenas refrescam o ambiente, já o ar-condicionado ajuda a ressecar o recinto e pode ser prejudicial porque diminui a umidade do ar. Portanto, é preciso ter cuidado com a utilização desse aparelho.

Ao sentir qualquer sintoma mais severo de mal-estar a pessoa deve procurar atendimento médico.