O setor supermercadista do Paraná deve apostar cada vez mais na tecnologia e experiência ao consumidor, segundo a Associação Paranaense de Supermercados (Apras).

Durante a ExpoApras, feira que reúne marcas do setor varejista com foco na apresentação de tecnologias, o presidente da Associação, Carlos Bael, destacou que a pandemia foi a virada de chave para o foco no uso de tecnologia como o melhor caminho para o futuro do varejo.

Ainda de acordo com Carlos Beal, trata-se de estimular negócios também para o pequeno empreendedor e ao setor no interior do estado.

No Paraná, o setor supermercadista recebe por dia 2,7 milhões de clientes, gera aproximadamente 200 mil empregos diretos e indiretos e registrou faturamento de R$ 60 bilhões apenas em 2021.

A visão do setor é de que o consumidor do futuro traz a demanda por velocidade e praticidade.

Carrinho Inteligente que identifica, soma e recebe o pagamento das compras e ferramenta digital que substitui o cupom em papel são algumas das soluções apresentadas como resposta a isso.

Uma das tecnologias que vieram pra ficar é a automação no processo de compra dentro dos supermercados, como explica o diretor comercial da RP, Tiago Nascimento.

Outra novidade apresentada é a Inteligência Artificial como tecnologia que pode permitir que supermercados identifiquem e mapeiem o perfil do cliente.

Além disso, empresas locais enxergam a exposição como uma oportunidade de apresentar seus negócios de forma completa para o consumidor e também empresários. É caso da marca paranaense de chocolates Barion. Para o diretor comercial da empresa, Leonardo Barion, é uma oportunidade de apresentar soluções para o varejo.

 

Ao todo, são mais de 300 marcas do setor varejista em exposição na feira que acontece de 18 a 20 de abril, em Pinhais, na Região Metropolitana.