O Athetico vai jogar contra o Amazonas no próximo sábado (5), às 20h30, o Estádio Carlos Zamith, em Manaus, pela 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O treinador do time amazonense, Guilherme Alves, foi ídolo do Atlético Mineiro entre 1999 e 2003. E com a camisa do time de Belo Horizonte, em 2000, Guilherme enfrentou o Athletico nas oitavas de final da Copa Libertadores da América.

Naquela Libertadores, a primeira disputada pelo rubro-negro paranaense, o Atlético Mineiro venceu por 1 a 0, no Mineirão, com um gol contra de Reginaldo. Este gol, porém, foi atribuído a Guilherme, que chutou quando a bola já havia ultrapassado a risca, depois do toque de Reginaldo. O Athletico ganhou na rodada de volta, por 2 a 1, na Arena da Baixada, com gols de Kelly e Luizinho Netto, contra um de Marques, e levou para os pênaltis a decisão da vaga para as quartas de final. Nas penalidades, o Atlético Mineiro venceu por 5 a 4.


SAIBA MAIS


Títulos no futebol paulista

Guilherme Alves é treinador do Amazonas desde a quarta rodada da Série B, substituindo Eduardo Barros, que foi técnico do Athletico em 2000. Antes de orientar a equipe de Manaus, Guilherme Alves se destacou em divisões inferiores do Campeonato Paulista: com o Novorizontino, foi campeão da terceira divisão em 2014 e obteve o acesso para a primeira em 2015; com o Marília, vice-campeão da Copa Paulista em 2022; com o Velo Clube, campeão da segunda divisão em 2024.

Zona de rebaixamento

O Amazonas está na zona de rebaixamento da Série B, em 18º lugar, com 14 pontos. Em Manaus, entretanto, a equipe perdeu somente para o Avaí, por 2 a 0. Nas demais partidas como mandante, três vitórias e três empates.

O Athletico ocupa a nona colocação, com 20 pontos.