O Teatro Guaíra celebra 140 anos neste mês de setembro. Ele foi fundado em 1884 como Theatro São Theodoro e desde 1954 está na atual sede. Somente em 2023, os espetáculos apresentados nos palcos do Guaíra receberam 378 mil espectadores e a expectativa, para este ano, é atingir um público de 500 mil pessoas.
Projetado pelo arquiteto Rubens Meister, o Teatro Guaíra começou a ser construído em 1951 como parte da celebração do Centenário da Emancipação Política do Paraná. O primeiro espaço foi inaugurado em 1954, o Pequeno Auditório Salvador de Ferrante, o Guairinha. Programado para ser finalizado em 1971, o Grande Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, o Guairão, foi inaugurado em 1974, depois de um incêndio de grandes proporções atingir a estrutura quatro anos antes. Por fim, o Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito, o terceiro espaço que compõem o complexo, abriu para o público em 1975.
É um dos maiores complexos culturais da América Latina, com mais de 16 mil metros quadrados e capacidade para 2800 pessoas. O Centro Cultural Teatro Guaíra conta ainda com um quarto espaço, o Teatro José Maria Santos, localizado no bairro São Francisco e também tombado pelo Patrimônio Cultural do Estado.
Para falar desses 140 anos de história, Joyce Carvalho, Ayrton Baptista Junior e Felipe Harmata conversaram com o o diretor artístico do Teatro Guaíra, Áldice Lopes.