A ação, que faz parte do Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2023 do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), realizou entrevistas com os usuários do transporte coletivo da capital, além de fiscalizar todos os terminais de ônibus da cidade e alguns pontos de parada localizados em todas as regiões de Curitiba. Segundo o TCE, foram ouvidos mais de 400 passageiros.

O objetivo da fiscalização é atestar a acessibilidade e a qualidade do transporte coletivo, além de observar calçamento e outros aspectos nas imediações de todos os locais vistoriados.

O auditor de controle externo do TCE, Fernando Matheus da Silva, falou como deve ser o serviço prestado aos usuários, baseado na eficiência.

Os servidores da Coordenadoria de Auditorias (Caud) fizeram inspeção nas garagens das empresas para verificar as condições dos ônibus que circulam pelo município. Para isso, foi utilizada a técnica de escolha de amostra com pouco mais de 100 veículos, entre ônibus comuns, ligeirinhos e biarticulados.

Além dos usuários do transporte público, o Tribunal de Contas vai conversar com os responsáveis pela administração da Urbanização de Curitiba (Urbs). Conforme o órgão fiscalizador, serão analisados os contratos de concessão do serviço, questões financeiras, de controle de dados do serviço de bilhetagem eletrônica e também de informações.

 

Foto: SMCS/Curitiba.

Nas ruas, os usuários do transporte público falaram sobre o serviço oferecido na capital paranaense.
Luciele Alves de Oliveira fez uma comparação entre o preço da passagem e o número de ônibus que circulam nos horários de maior movimento.

Áurea Farias também falou sobre a quantidade de ônibus que atendem a região para onde ela tem que se deslocar todos os dias.

 

Foto: TCE

Renata Appio Andrade reclamou que há muitos ônibus que saem com intervalos muito curtos entre eles e vão todos a mesmo região.

Já o aposentado Carlos Gomes classificou como excelente a qualidade do transporte coletivo, mas fez algumas ressalvas sobre o número de ônibus nos horários de pico.

Conforme o Tribunal de Contas do Estado, após as inspeções será feito um relatório com todas as observações necessárias e pertinentes. Com essas fiscalizações, o TCE pretende ajudar os gestores públicos na identificação dos principais problemas em relação ao transporte coletivo nos municípios. O órgão também apresenta sugestões de melhorias na gestão.

Em nota, a Urbs informou que acompanhou e auxiliou os auditores do TCE para entrarem nos terminais, nas garagens e também forneceu informações do sistema de bilhetagem eletrônica.

O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp) também enviou nota na qual informou que todas as iniciativas que busquem trazer sugestões de melhorias para o serviço prestado aos passageiros do transporte coletivo são bem-vindas.

Segundo o sindicato, as empresas trabalham com certificações de qualidade e são fiscalizadas periodicamente pelas equipes da Urbs.