A taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade ficou em 3,9% no Paraná em 2022. O valor é menor que a média nacional de 5,6% mas o maior na região sul.

A taxa é de 2,5% no Rio Grande do Sul e de 2,2% em Santa Catarina. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do IBGE.

Em 2022, o Paraná concentrava mais da metade dos analfabetos da região Sul, segundo o IBGE. No estado, 415 mil pessoas não sabiam ler, nem escrever. Desafio que ainda deve ser superado.
O filósofo, professor da Escola de Educação e Humanidades e membro do Núcleo de Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Sérgio Luis do Nascimento, fala na necessidade da capacitação dos profissionais da educação.

Ele também explica que é importante que haja um mapeamento por parte de secretarias de educação para entender a realidade do processo de aprendizagem de cada região.

Os dados mostram maior taxa de analfabetismo entre os idosos, são mais de 240 mil pessoas com 60 anos ou mais que não sabiam ler e escrever no Paraná.

O coordenador pedagógico da Conquista Solução Educacional, Fernando Vargas, entende que muitas políticas públicas focam mais nas crianças.

A pesquisa foi suspensa em 2020 e 2021, anos de pandemia. Mesmo em trajetória de queda, a pandemia pode ter contribuído para um avanço menor.

Em 2022, entre as pessoas pretas ou pardas com 15 anos ou mais de idade, 7,4% eram analfabetas, mais que o dobro da taxa encontrada entre as pessoas brancas (3,4%).

Um dos projetos que auxiliam adultos a retomarem os estudos é a Educação de Jovens e Adultos (EJA), como explica a professora do curso de pedagogia da Uninter e mestre em educação, Rita de Cássia Turmann.

O estudante pode concluir seus estudos em até 4 semestres, ou seja, em 2 anos. As aulas são presenciais e nelas são desenvolvidas práticas pedagógicas interdisciplinares de Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Matemática, Ciências, História e Geografia.

Para a matrícula, o interessado só precisa apresentar a carteira de identidade (RG). O início das aulas da Educação de Jovens e Adultos acontece aos mesmo tempo que o do Ensino Fundamental, conforme calendário escolar definido anualmente pelo Município.
Atendimento

Gerência de Educação de Jovens e Adultos – Departamento de Ensino Fundamental
Endereço: Avenida João Gualberto, n.º 623 – Edifício Delta, 7º andar, Torre A – Bairro Alto da Glória
Telefone: (41) 3350-3076
Horário: Das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h
E-mail: [email protected]