A Câmara de Curitiba aprovou a Lei que prorroga a suspensão dos planos de carreira do funcionalismo até 31 de agosto. Todos os 36 vereadores presentes votaram a favor do projeto. O prazo vigente terminaria no dia 30 de junho.

No dia 16 desse mês os vereadores enviaram um ofício à administração municipal pedindo mais tempo para debater os novos planos. O documento foi assinado pelo presidente da Casa, Marcelo Fachinello (PSC) e os líderes do governo e da oposição, respectivamente Tico Kuzma (PSD) e Giorgia Prates (PT).

O vereador Tico Kuzma defendeu a necessidade de ampliar o diálogo.

Líder da oposição, Giorgia Prates destacou que o documento foi assinado também em acordo com os sindicatos.

Dos seis planos de carreira, um é geral, que  abrange cerca de 10 mil servidores de 125 cargos públicos. Os outros são específicos, para os procuradores, os auditores fiscais, os professores de educação infantil, o magistério e os guardas municipais. O primeiro projeto chegou à Casa no dia 25 de maio e os três últimos, em 16 de junho.

Os três primeiros chegaram à Casa nas últimas semanas e aguardam a análise pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Os demais também foram encaminhados à CMC na última sexta e lidos no pequeno expediente desta segunda.

A presidente do Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba, Rejane Soldani, destacou a importância de se chegar a uma definição com urgência.

Nesta terça (27), às 14 horas, serão ouvidas as propostas do Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba (Sigmuc). Às 15 horas, a agenda é com o Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac).

Nesta quinta-feira (29), os parlamentares devem se reunir com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) às 10 horas e, na sequência, às 11 horas, com o Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Municipais de Curitiba (Sinfisco).

Há cinco anos, a prefeitura suspendeu os planos de carreira dos servidores municipais. Desde então, o prazo foi prorrogado três vezes, sendo que o prazo vigente termina no dia 30 de junho.